Blog da VinoMaestro Brasil

Blog da VinoMaestro Brasil

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sicília



A Sicília é a seguanda maior região produtora da Itália. Faz muito calor na ilha e seus melhores vinhos são exemplos de como tirar proveito das condições do clima. Nas partes mais altas e frias também são produzidos os clássicos ...vinhos de mesa, como o Corvo de di Salaparuta, tinto e branco.
Grillo e Inzolia são as melhores uvas brancas, seguidas pela Catarrato, mas a Trebbiano está se tornanado bastante comum na Siciclia. Os melhores tintos vêm das Calabrese (Nero D'Avola), Perricone e Nerello Mascalese.
A Itália já foi muito conhecida pelo seu Marsala, um vinho branco fortificado, produzido a partir das uvas Grillo (a melhor) Catarrato e Inzolia, é também muito utilizado na gastronomia. Existem três tipos: o Fino, o Superiore e o Virgine ou Soleras. Os dois primeiros tipos podem ser secco, semisecco e dolce, enquanto o Virgine ou Soleras , o melhor deles, é sempre branco seco de cor ambar envelhecido cinco anos em madeira (para o Riserva são dez anos) em sistema de soleras, utilizado no Jerez.
Além do Marsala, existem excelentes vinhos de sobremesa sicilianos cujos nomes indicam o tipo da uva utilizada: Malvasia delle Lipari, Moscato di Noto, Moscato di Siracusa e Moscato e Passito di Pantelleria. Esse último, o melhor deles, é feito na pequenina ilha de Pantelleria, ao sul da Sicilia, com a uva Zibibbo (nome local da Moscato), sendo que o tipo Passito é feito com uvas passificadas.


Uma sugestão que temos de um excelente vinho Branco Siciliano é o "Grillo IGT Sicília" da "Azienda Agricola Tenuta dei Mille"

Nenhum comentário:

Postar um comentário